Limepza ecológica com aromaterapia, por Verónica Paiva

Convidámos a Verónica Paiva, criadora da BioVó, para escrever no nosso blog e ela aceitou. O post é sobre óleos essenciais que podem ser utilizados nas limpezas. Gostamos muito de poder fazer limpezas com produtos naturais e de ajudar a divulgar formas de o fazer e, por isso, ficámos muito contentes que a Verónica tivesse aceitado o nosso convite. Aqui fica, nas suas palavras:

 

Limpeza ecológica com aromaterapia

São inúmeras as receitas e mezinhas que já existem para uma limpeza ecológica, sabemos que o sabão, o bicarbonato de sódio e o vinagre são 3 dos ingredientes essenciais na limpeza e que são suficientes para uma limpeza funcional, no entanto podemos potenciar a higienização com o uso de óleos essenciais, não só porque trazem um agradável aroma, mas também porque têm inúmeras propriedades que auxiliam nas limpezas.

Os óleos essenciais são extraídos das plantas essencialmente por 2 métodos, destilação, o método usado na maioria das vezes, e por expressão quando se trata de frutos cítricos.

São comercializados em frascos de vidro de cor âmbar e são altamente concentrados, bastando usar entre 1 a 3 % da concentração final do detergente.

Aqui vamos enumerar alguns dos mais úteis nas limpezas do dia-a-dia.

 

Limão e cítricos

São desodorizantes, antisséticos e purificadores do ar. Muito úteis em detergentes desengordurantes principalmente no detergente da loiça.

 

Alfazema

O agradável cheiro da lavanda potencia o efeito da sensação de limpeza, mas também é antissético e afasta mosquitos. É igualmente útil em detergentes da roupa para pessoas com pele sensível.

 

Tea Tree

Um óleo essencial super conhecido pelos seus efeitos antibacteriano e antifúngico, pelo que é indispensável na limpeza ecológica, não só na desinfeção de superfícies, mas também muito útil na lavagem da roupa interior, incluído as fraldas e pensos reutilizáveis.

 

Eucalipto e pinheiro

Além do agradável cheiro que proporcionam são purificadores do ar e antisséticos.

 

Citronela e erva Limão

Os grandes aliados no bom tempo, quando queremos manter os mosquitos longe da nossa casa.

 

Cedro

De cheiro mais forte e amadeirado é perfeito com ação anti-ácaros e purificante do ar.

 

Podem combinar mais do que 1 óleo essencial para desenvolver diversas sinergias, apelo sempre ao bom senso na sua utilização, pelo que nunca mistura mais do que 3 óleos essenciais, quer seja uma preparação cosmética ou pra detergentes!

***

Sobre a BioVó

BioVó é uma marca portuguesa de cosméticos com unidade de produção artesanal em Alcanena, que tem todos os seus produtos devidamente certificados. Na sua produção, a BioVó utiliza ingredientes orgânicos e as embalagens são em cartão reciclado e reciclável/compostável. Para além dos produtos cosméticos, a Biovó tem-se dedicado a divulgar e incentivar a um modo de vida sustentável e criou uma oferta de workshops onde qualquer pessoa pode aprender a fazer os seus champôs, cremes e detergentes caseiros.

Obrigada, Verónica!

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos